Como você trabalha sua base de clientes?

Conquistar novos mercados e atrair novos clientes não é a única forma de aumentar faturamento. Trabalhar o relacionamento com seu atual cliente e aproveitar as oportunidades de negócios disponíveis em sua base é uma vantagem competitiva que poucas empresas sabem utilizar.

Fique atento a essas dicas que reunimos para sua empresa fortalecer seu negócio a partir de sua base atual de clientes:

1 – Conheça seus clientes

Qual a região que mais comercializa? Qual o perfil de consumidor?
Responda a estas perguntas para se relacionar melhor, compreender a melhor forma de comunicação, quais os maiores problemas enfrentados e assim criar laços de proximidade com seus clientes.

Mantenha o cadastro, o histórico de atividades e contatos com seus clientes atualizados para acessar quando quiser, e se estas informações estiverem em um local centralizado o processo fica ainda melhor.

2- Faça um ranking de seus clientes

Quem são seus clientes? Já pensou em categorizá-los? Como por exemplo: diamante, ouro, prata e bronze?

Essa categorização pode levar em consideração margem de contribuição que ele traz para sua empresa, frequência de compra, valor médio de compra, pontualidade no pagamento, entre outros fatores …

Você sabe quais são os clientes que lhe dão maior retorno financeiro?

Identifique-os e trace ações junto ao time de vendas para fidelização!

3 – Atente-se ao histórico de compras

Qual é o produto mais vendido para o cliente X? Qual é a frequência de compra?
Aproveite essas informações para entrar em contato com seu cliente e não perca o momento ideal da compra!

Ao dar atenção à algumas informações sobre seus clientes abrem-se portas para vendas mais frequentes, novos clientes provenientes de indicação, oportunidades de inovações a partir de parcerias estratégicas e proximidade com os clientes.

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